No mês de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce, ações já realizadas rotineiramente são reforçadas entre os usuários
Novembro é o mês de prevenção do câncer de boca, um tumor que tem 14 mil novos casos registrados no país anualmente, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). A Mogidonto – empresa que atua há mais de 40 anos no setor odontológico – aproveita a data para ampliar o programa “Prevenção é Coisa Séria”. Lançada há dois anos, a iniciativa já atendeu cerca de 60 mil pessoas com o objetivo de avaliar e informar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de boca.
Segundo a responsável técnica da Mogidonto, Mara Nagib, foi numa conversa com a também dentista Desiree Rosa Cavalcanti que surgiu a ideia de criar o programa “Prevenção é Coisa Séria”. “Nossos profissionais sempre se preocuparam com a saúde bucal como um todo, mas sentimos a necessidade reforçar esse olhar mais atento não só aos problemas dentários, mas também ao tecido mole, bochecha, língua e outras regiões da boca que podem apresentar lesões”, conta Mara.
Para isso, a especialista em Educação Permanente em Saúde e professora de Saúde Coletiva na faculdade de Odontologia da UMC (Universidade de Mogi das Cruzes), Desiree Rosa Cavalcanti ministrou palestras aos dentistas da Mogidonto sobre a importância da prevenção do câncer do bucal. “Assim teve início esse trabalho tão importante realizado não só com nossos pacientes, mas também empresas, escolas e até mesmo comunidades junto a nossos parceiros”, explica a responsável técnica da Mogidonto.
Ela revela que, por ano, o programa atende cerca de 30 mil pessoas e a meta é ampliar o número com novas ações junto aos usuários. Entre os conveniados, durante o ano todo folhetos informativos são distribuídos com informações importantes sobre doenças bucais, entre elas o câncer, que leva cerca de 4 mil pessoas à óbito por ano no Brasil.
Mais frequente no lábio inferior da boca, na parte posterior da garganta, amígdalas e glândulas salivares, o tumor pode se manifestar de várias formas, por isso a importância dos pacientes saberem reconhecer os sintomas. Alguns dos sinais são feridas na boca que sangram facilmente; caroço ou inchaço na bochecha, perda de sensibilidade ou sensação de dormência na boca, manchas brancas ou vermelhas na gengiva ou língua, dificuldade para mastigar ou engolir, dor sem razão aparente ou sensação de ter algo preso na garganta.
Um guia para que seja feito o auto-exame da boca com frequência também é distribuído pela Mogidonto, que ainda leva sua unidade móvel a empresas e eventos para fazer avaliações preventivas. Isso por que nada substitui uma consulta com um dentista para confirmar possíveis lesões. No caso de diagnósticos que indiquem tumores, uma equipe de especialistas desenvolve um plano de atendimento especial para cada paciente.
De acordo com especialistas, o tratamento do câncer de boca tem até 80% de chances de sucesso caso o diagnóstico seja feito precocemente, por isso o empenho das equipes da Mogidonto em levar o programa “Prevenção é Coisa Séria” ao maior número de conveniados. “A cultura de prevenção é algo já enraizado junto a nossos profissionais e aproveitamos este mês de novembro para fortalecê-lo ainda mais”, finaliza Mara Nagib.